• Home
  • Mapa do site
  • Contactos
FAQ's

PELLETS DE MADEIRA

1. Como posso reconhecer e comprar pellets de boa qualidade?
Antes de comprar este tipo de combustível deverá solicitar, junto do distribuidor, o certificado ou então o relatório de ensaio dos pellets.

 
2. É possível encontrar pellets com facilidade?
Sim. Os pellets são um produto standardizado e como tal existem muitos produtores a nível mundial e cerca de 20 nacionais.
 
3. A queima de pellets é prejudicial ao Meio Ambiente?
Não. A queima de pellets não é prejudicial ao Meio Ambiente uma vez que durante a queima da madeira, a quantidade de CO2 libertada é igual à que foi extraída pela árvore do ar enquanto ser vivo. É indiferente se a madeira apodrece na floresta ou é queimada.
 
4. Qual a diferença entre pellets e briquetes? 
Os briquetes são fabricados a partir de restos de madeira prensada, sem obedecer a processos de secagem nem controlo rigorosos como no caso da produção de pellets de madeira. Podem ter na sua constituição aditivos, como vernizes e colas, e o poder calorífico é muito inferior ao poder calorífico dos pellets de madeira.
 

5. Quais as vantagens dos pellets em relação à lenha? 
A principal vantagem é o baixo teor de humidade que os pellets apresentam em relação à lenha. Uma vez que são sujeitos a vários processos de secagem, o teor de humidade é controlado. Deste modo, toda a energia produzida é dirigida para o objectivo principal.

 
6. Para que os pellets tenham uma combustão óptima, qual a melhor matéria-prima? 
A melhor matéria-prima é o serrim puro, de qualidade e sem aditivos como vernizes ou colas.
 

7. Que cuidados devo ter no armazenamento dos pellets?
A armazenagem de pellets não tem os mesmos riscos do que os associados ao armazenamento de gás ou gasóleo, por exemplo. Com este combustível sólido não há fugas nem perigo de explosão.

Vimasol © Todos os direitos reservados
HOME| NOTÍCIAS| MAPA DO SITE| CONTACTOS