Vimasol Pellets
A Vimasol pretende alterar o paradigma energético dos seus clientes, tornando-os mais sustentáveis, tendo como base a promoção de fontes de energia renováveis e a adoção de princípios de eficiência energética.
A Vimasol Pellets segue a mesma ideologia do compromisso ambiental. Sem qualquer tipo de aditivo químico, o Pellet Vimasol é produzido de uma forma natural, aproveitando apenas as características ímpares da matéria-prima que utilizamos. Ao utilizar o Pellet Vimasol, está a contribuir para a conservação do meio ambiente, para a redução da poluição atmosférica e para o bem-estar das gerações futuras.
O Pellet Vimasol
A Vimasol distingue-se, no panorama industrial nacional, pelo uso exclusivo de serrim na sua produção.
A Vimasol orgulha-se de produzir pellets utilizando apenas serrim de pinho fornecido por serrações nacionais, sem recurso a trituração de árvores inteiras. A confiança partilhada com os nossos fornecedores permite-nos garantir elevada qualidade do produto, ecologia e sustentabilidade. Valorizamos os subprodutos da indústria da primeira transformação, contribuímos para a geração de riqueza no interior do país e garantimos o uso responsável e sustentável do que a floresta nos dá
A Sustentabilidade do Pellet Vimasol
A crescente preocupação com a sustentabilidade e a procura por alternativas energéticas mais limpas têm impulsionado a popularização de combustíveis renováveis. Entre um conjunto de opções, o pellet destaca-se como uma solução eficiente e ecológica para aquecimento. Um exemplo notável dessa inovação é o Pellet Vimasol. Apenas utilizamos serrim de pinho proveniente de serrações nacionais, focando assim a nossa produção na sustentabilidade e eficiência energética.
Como é produzido o Pellet Vimasol?
Matéria-prima natural
Utilizamos serrim de pinho, sem casca, proveniente de serrações nacionais, o qual é crivado de modo a retirar qualquer impureza indesejada, sendo depois enviado para o secador.
Secagem e Moagem
Já no secador, ar quente, proveniente de uma fornalha a biomassa, irá reduzir a humidade do serrim de 50% para cerca de 13%. Depois de seco, o serrim passa para um moinho de martelos para que a dimensão da partícula fique homogénea, sendo depois transportado para um depósito intermédio que alimenta a granuladora.
Granulação
Na granuladora, o serrim é compactado, por ação da pressão exercida pelos rolos contra a matriz, sendo pressionado a passar nos orifícios desta, formando pellets. O formato e rigidez do pellet é-lhe conferido pelo calor gerado pela fricção da passagem do serrim.
Embalamento
Em seguida, o pellet é, rapidamente, arrefecido numa câmara onde o ar fresco é insuflado pela parte inferior, retirando calor aos pellets na sua passagem.
O pellet é armazenado, podendo ser expedido a granel ou em sacos de 15 kg.
Aplicações dos Pellets
As aplicações dos pellets são variadas e oferecem uma alternativa sustentável e eficiente aos combustíveis tradicionais. Seja para aquecimento residencial, industrial, uso agrícola ou comercial, os pellets representam uma solução ecológica que contribui para a redução das emissões de gases poluentes, bem como para a gestão sustentável dos recursos naturais.
- Fonte de energia para aquecimento residencial
- Fonte de calor para processos produtivos industriais
- Produção de energia elétrica
- Contribuem positivamente para a sustentabilidade
• Fonte de calor para processos produtivos industriais.
• Contribuem positivamente para a sustentabilidade.