O pellet ainda é a opção mais prática e económica para o seu aquecimento

O pellet ainda é a opção mais prática e económica para o seu aquecimento.

Depois da crise energética de toda a Europa em 2022, que levou a uma subida generalizada de todos os combustíveis, incluindo os pellets de madeira, há ainda algum ruído infundado de que os pellets são uma opção cara. Muitas são as vozes que têm vaticinado o declínio irreversível do mercado do aquecimento a pellets, sustentadas na premissa de que o pellet teve um aumento brutal de preço e que “mais vale trocar para uma bomba de calor ou ar condicionado que se poupa muito”.
22 anos de experiência no setor das energias renováveis e 16 anos a produzir pellets, levam-nos a desconfiar de sentenças desmesuradamente catastróficas, proferidas por agentes que não têm como principal objetivo a prestação de um serviço de qualidade ao seu cliente, onde é privilegiado o aconselhamento técnico especializado e informado, mas sim, a aposta na solução da “moda”, mais fácil à primeira vista e sem considerar os custos de operação no prazo de amortização da solução escolhida.
De todas as formas de energia utilizadas para aquecimento doméstico, nomeadamente, a eletricidade, gás natural, gasóleo de aquecimento e pellets, o pellet é o que tem, no médio-longo prazo, apresentado o preço mais estável, como é visível nos índices de custos com aquecimento em França (linha amarela) e na Áustria (linha verde clara).

Excetuando o pico verificado em novembro de 2022, acompanhado por todos as fontes de energia, o custo com aquecimento a pellets tem apresentado uma enorme estabilidade nos últimos 10 anos.


O pellet está, atualmente, mais barato do que em fevereiro de 2022, antes da crise energética.

Não poupa se trocar a sua caldeira a pellets.

Pelo contrário.
O custo de um kWh térmico produzido numa caldeira a pellet é semelhante ao de uma bomba de calor e de ar condicionado, quando estes equipamentos se encontram a funcionar na sua máxima eficiência. No entanto, quando a temperatura desejada no interior da habitação é bastante diferente da que se verifica no exterior da casa, o rendimento das bombas de calor reduz-se significativamente, o que não acontece com uma caldeira a pellets. Assim, a troca de uma caldeira a pellets por qualquer um dos equipamentos mencionados, não é economicamente benéfica, já que sem diferencial de custo de kWh térmico, nunca se atingirá o retorno do investimento nos novos equipamentos.

O pellet Vimasol oferece, para além de um poder calorífico excecional e uma percentagem de cinzas bastante inferior à concorrência do mercado, a garantia de um pellet produzido a partir de serrim de serrações nacionais, isento de contaminantes químicos e inertes, capaz de lhe garantir conforto e bem-estar, com a confiança de que está a utilizar um biocombustível sustentável e que respeita a circularidade do uso da madeira. Utilize o pellet Vimasol e contribua para a manutenção de centenas de postos de trabalho, diretos e indiretos, fixados no interior do país, garantindo que se aquece de forma económica, com energia totalmente nacional e ecológica.

Mais artigos